E-mail me

womanatural0@gmail.com

sábado, 24 de setembro de 2011

A Maquilhagem e a Idade

"GABINETE DE ESTÉTICA QUER Alertar jovens para perigos dos produtos de beleza

Graciana Machado, responsável do gabinete de estética Bella Donna, na Praia da Vitória, recebe cada vez mais clientes que trazem as suas filhas, ainda crianças e são estas a pedir para fazerem tratamentos de beleza.
Este comportamento “cada vez mais precoce de imitação dos adultos” esteve na génese de um projecto que pretende levar às escolas do 1º e 2º ciclo no sentido de sensibilizar crianças e pré-adolescentes sobre os perigos da utilização excessiva de produtos de beleza nos jovens e a importância de aliar “beleza com saúde”.
“A filosofia do nosso gabinete assenta no dar primazia à saúde e as crianças hoje em dia começam cada vez mais cedo a querer usar produtos que não são os mais indicados”, refere.
A responsável relata casos de raparigas “com quatro ou cinco anos” que já pedem às mães para pintar unhas, usar batom e cremes para adultos que, muitas vezes, “contém substâncias muito agressivas para uma pele tão jovem e exigem cuidados de utilização que eles não conhecem”.
Graciana Machado alerta para a facilidade com que as crianças têm acesso a produtos de maquilhagem baratos e de pouca qualidade “ à venda em muitas lojas”, defendendo que estão a “saltar etapas” na sua formação pessoal “ao quererem começar demasiado cedo a preocuparem-se com essas questões”.
Não sendo possível “proibir” este fenómeno, a especialista em estética alude a mercados como o norte-americano onde, ao contrário do que existe em Portugal, estão à venda produtos de beleza especialmente indicados para os mais novos “que saem facilmente e não contem substâncias tão agressivas para eles”, oferta que pretende disponibilizar, em breve, no seu espaço comercial (…)"


Na minha modesta opinião acho que há meninas que usam maquilhagem muito cedo!

E vocês?
Acham que as meninas tentam ser mulheres mais cedo?
Ou acham que não há uma "idade para a maquilhagem"?

3 comentários:

  1. na minha opinião as crianças quando vêm as mães ou outras mulheres com maquilhagem também querem imitar, o que é normal, não é muito recomendável as crianças se maquilharem porque são muito novas e não precisam de a usar!
    acho que deve existir idade para a maquilhagem, pelo menos por mim podem começar na pré-adolescência...
    as crianças podem usar só cremes para deixar a pele bem macia e isso, porque de resto elas não precisam daquilo que os mais adultos usam...

    eu lembro-me de ser ainda criança e ver a minha mãe a maquilhar-se, só de ver os produtos ficava fascinada por esse mundo! agora como estou na idade eu uso e cuido muito bem da minha pele. Por causa desse fascínio que ganhei quando era criança agora quero ser maquilhadora como profissão *o*

    Kiss

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. As criançasa tendem a imitar os adultos e muitas vezes para nao chatearem em demasia os pais elel, deixam que a criança pinte unhas dê blush e outras coisas , na minha modesta opinião acho que ainda sao muito novinhas para essas maquilhagem e que provocará envelhecimento precoce da pele, ma sé como digo cada pai é responsável pelos filhos e quem sou eu para lhes advertir dos perigos do uso de maquilhagem
    kis :=)

    ResponderEliminar
  3. É certo que as crianças tendem a imitar os comportamentos dos seus "modelos" que é a família mais próxima...assim como as meninas querem andar de saltos altos quando são criancinhas é normal quererem pintar-se como as mães, e nesse caso acho que cabe às mães controlar isso...proibir acho que seria estúpido, comprar um pequeno estojo de maquilhagem que seja adequado para crianças acho que não tem problema nenhum, porque é para brincar.
    O que acho mal é miúdas de 11/12/13 anos cheias de base e com maquilhagem que não se adequam às suas idades e provavelmente nem tem o cuidado de se desmaquilhar e ter os cuidados devidos com a pele e acabam por a "estragar", quando nesses idades nem têm imperfeições.
    Eu até há bem pouco tempo nem uma base tinha e tenho 19 anos...mas também não sou exemplo :p
    Acho que o cuidado com as coisas que se adequam à nossa idade é o critério melhor que se pode usar neste caso :/

    ResponderEliminar

Diz aqui o que te vai na alma!