E-mail me

womanatural0@gmail.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os Porquês da Vida 2 |

Porque Choramos?


Choramos de alegria e choramos de tristeza. Choramos quando cortamos cebola e quando nos entra uma poeira para os olhos. Choramos até lágrimas de crocodilo... Mas serão as lágrimas mesmo necessárias?

A resposta é sim. Para simplificar, basta dizer que sem as lágrimas os nossos olhos seriam dolorosos, a luz insuportável e a nossa visão sofreria alterações. Vejamos como e porquê.
As lágrimas são indispensáveis ao funcionamento do olho, na medida em que mantêm a sua superfície (córnea) húmida e a limpam das poeiras e outros corpos estranhos. Protegem-nos mesmo de infecções graças às moléculas antibacterianas que possuem.

De cada vez que piscamos o olho, toda a sua superfície é coberta por este lubrificante natural. Só assim conseguimos fechar o olho sem dor, com a pálpebra a deslizar sobre a córnea sem qualquer atrito.

São também as lágrimas responsáveis pela qualidade da nossa visão, porquanto vão polindo a córnea, ajudando-a a manter-se lisa e transparente. Quando choramos estamos longe de imaginar quão preciosas são as lágrimas. Por vezes, envergonham-nos, traem a nossa insegurança, revelam a nossa dor ou exibem a nossa felicidade, mas são muito mais do que um espelho do que nos vai na alma.

Se olharmos para os olhos de um bebé quando ele chora é fácil percebermos pequenas auréolas esbranquiçadas: trata-se de sal. Porque as lágrimas são constituídas em 98 por cento por água, mas o restante é sódio. Por isso, nos sabem a salgado quando escorrem até aos lábios. Por isso também devemos lavar os olhos preferencialmente com soro fisiológico e não com água pura.

A quantidade de lágrimas varia com a pessoa, havendo algumas que não suportam lentes de contacto precisamente por défice desse líquido tão comum mas ainda tão desconhecido para nós. Depois há factores ambientais que influenciam: o ar condicionado, o trabalho frente ao monitor de um computador, algumas horas de trabalho contínuo num ambiente destes fazem diminuir o número de piscadelas, logo os olhos ficam mais secos e irritados.

Lágrimas de crocodilo

Provavelmente, já quase todos chorámos lágrimas de crocodilo. E mesmo aqueles que não as verteram sabem o que significam; um choro fingido. O que talvez não saibam é como surgiu esta expressão. Aqui fica, pois, a explicação: Quando os crocodilos comem uma presa, engolem-na sem mastigar. Para o conseguirem, abrem a boca de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que lacrimejem. A partir da observação de que estes répteis 'choram' quando engolem a sua presa, passou a dizer-se que as pessoas que choram sem razão, ou por fingimento, derramam lágrimas de crocodilo.

Artigo da revista Farmácia Saúde do número 78 de Março de 2003


O filósofo romano Sêneca já tinha escrito: “As lágrimas aliviam a alma”. E um antigo provérbio hindu afirma que chorar faz bem para a aparência (depois que o inchaço dos olhos passar, obviamente). Ou seja, chorar traz benefícios para o corpo, para a alma e para o humor.

Curiosidade: um ser humano chora cerca de 250 mil vezes ao longo da vida.





1 comentário:

  1. este post foi-me bastante útil :)
    Quando choro em frente a alguém, no fim sinto-me mal e humilhada, detesto chorar em frente a alguém, mas houve um dia em que aconteceu isso e senti-me mesmo bem e aliviada...

    Kiss

    ResponderEliminar

Diz aqui o que te vai na alma!